Alunos do AEE

Alunos do AEE entre no site www.duende.com.br/ e interaja no ambiente descobrindo e aprendendo novos conhecimenos.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Abordagens Pedagógicas na Inclusão

A abordagem pedagógica deve ser complementada com o auxílio de recursos diversos como imagens, desenhos, pinturas, música, jogos, brinquedos, atividades artísticas, a manipulação com massas.  O importante é estimular a criança, dar-lhe atividades, tanto físicas quanto mentais, e não deixá-la se isolar e se afundar nas estereotipias, que acabarão por dominá-la, atrofiando ainda mais o seu sistema cognitivo, caso não haja uma estimulação permanente.
            SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
·         Organizar diariamente momentos com: música, hora do conto, brincadeiras de roda, hora do brinquedo;
·         Cantar canções para brincar com as partes do corpo;
·         Explorar histórias ou músicas e depois criar personagens;  
·         Utilizar instrumentos musicais;
·         Jogos com blocos lógicos: fazer figuras com blocos e depois desenhá-las em papel;
·         Pintar figuras iguais círculos, quadrados...
·         Colar papel rasgados em formas geométricas;
·         Quebra cabeças com fotos (poucas peças e grandes);
·         Musicas que explorem ações;
·         Massinha: usar diferentes cores de massinha e moldes em forma de animais;
·         Fazer dobraduras grandes e colar papel picado ou outros materiais;
·         Fazer cartaz com fotos da família (escrever os nomes);
·         Montar álbuns com fotos de animais; alimentos; roupas; pessoas... (pôr uma foto grande por página);
·         Colocar e tirar objetos de contagem dentro de potes e ir contando;
·         Trabalhar os numerais de 0 a 9 e registrar com diferentes materiais (EVA, palitos, pedaços de papel, bolinhas de papel)
·         Atividades com o nome do aluno (usar letras grandes e Xerox de uma foto);
·         Criar diálogos entre os fantoches;
·         Jogo dramatizado: alimentar o bebê, servir o chá, dirigir carros, preparar a comida;
·         Hora de limpar: jogar no lixo, guardar nos devidos lugares;
·         Durante as atividades, peca um objeto a criança “Me de ____”
·         Peca a criança que pegue seu agasalho ou sua mochila quando estão saindo ao final da tarde;
·         Livros: assinalar e nomear objetos, letras números, formas, etc.
·         Olhar revistas identificando algumas imagens destaques;
·         Estimular diariamente para que indique ou se conseguir peça o que deseja (comida, banheiro, água, parque, cadeira...).
Profª Sára

Um comentário:

  1. Oi Sara!
    Vc sabe o quanto admiro seu trabalho!!! Parabéns pelo blog e continue trazando reflexões e relatos de suas atividades para nós.

    ResponderExcluir